Alysson Mascaro, na Revista Crítica do Direito

01/04/2012 17:10

Um dos mais influentes representantes das Filosofia do Direito no Brasil, Alysson Leandro Mascaro foi entrevistado na Revista Crítica do Direito, onde ele fala de sua formação intelectual e política:

MASCARO - "Nasci e cresci numa cidade média do interior paulista, Catanduva, filho de pais comerciantes. No interior, a proximidade entre ricos e pobres e o contraste entre pujança econômica e miséria do povo, entre a opulência da usina de cana-de-açúcar e a miséria do cortador de cana, são de angustiante evidência. Ao mesmo tempo, marcas indeléveis de uma cidade interiorana, nova e solar, me formaram: uma fraternidade no convívio entre todos, o respeito pelo ser humano, o amistoso querer-bem universal, uma esperança inexorável na humanidade e no seu progresso. De família espírita, o cristianismo em que me forjei foi de muita abertura, caridade, ecumenismo e impulso à razão. A instituição cristã que freqüentei em minha adolescência trabalhava diretamente com uma favela, ao lado da qual estava instalada, além de asilos da cidade e região. No tempo de escola, minha formação e minha compreensão de mundo sempre se abriram para horizontes progressistas, próximos dos movimentos sociais. Na época de faculdade, fui líder estudantil de esquerda, num período de muito refluxo das lutas sociais [...]."

Lei a entrevista completa no link abaixo:

www.criticadodireito.com.br/entrevistas/entrevista-alysson-mascaro